sexta-feira, abril 16, 2004

Futebol Profissional

Como homem que sou, gosto muito de ver ,praticar e falar de futebol, que é o que vou fazer. Mas nisto do desporto rei há algumas coisas que me intrigam, coisas que me fazem alguma confusão no desporto em geral e que não compreendo.
Como exemplo o meu clube, S.L. Benfica. Aqui os jogadores da equipa profissional ganham vários milhares de contos por mês (situação normal num clube de primeira liga) e em comparação com a equipa de futsal dão muito menos espectáculo a quem vai ao complexo da nova luz e paga o seu bilhete. Embora os futebol profissional seja o desporto de eleição no clube, não percebo como uma equipa recentemente campeã nacional e que disputa a final da liga dos campeões da modalidade com o Boomerang, tem menos projecção mediática que alguns pobres de mente e espirito que ao fim-de- semana se pavoneiam pelo campo da luz, e quem diz luz diz Alvalade, Restelo, Aveiro, etc, Alem de que os dias de um jogador profissional são os treinos de no máximo duas horas de manhã, uma visita ao centro comercial durante o almoço, ida ao court do Estoril Open, treino novamente e ida para casa montados nos seus carros muitas vezes de luxo. Isto sim é vida de lord, para não fazer comparação com ordinário ser humano que acorda ás seis da manhã para apanhar o autocarro na ida para o trabalho, mas fazendo com outro desportista, o ciclista.
Como muita gente sabe, um ciclista numa etapa pode percorrer até 200 e poucos km, subir montanhas, suportar frio ou calor, chuva ou vento, subir montanhas e desce-las a velocidades alucinantes tendo como única protecção um capacete e a pele. Mesmo assim nunca ouvi um ciclista queixar-se de fadiga ou de cansaço numa corrida de três semanas. Embora não seja possível fazer comprações entre as duas modalidades, pergunto porque raio estes homens se preparam e mentalizam para os seus objectivos enquanto outros desportistas de alta competição que só jogam á quarta-feira e ao sábado se queixam disto e daquilo.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?